segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hidrate seu cabelo em casa

Seus cabelos estão secos, opacos e quebradiços? O diagnóstico é certeiro: eles devem estar precisando de uma poderosa hidratação. A boa notícia é que é possível devolver o brilho e a força aos fios sem ir ao salão, usando produtos que você pode ter em casa.
O segredo é saber quais nutrientes e substâncias ajudam na hidratação dos cabelos. Segundo a engenheira química Sonia Corazza, especialista em beleza e cosmética, os fios são constituídos de aminoácidos, e toda boa fórmula de máscaras hidratantes deve ser composta por pelo menos um deles*. A queratina também é muito importante para a saúde dos cabelos. Ela proporciona maciez, brilho, resistência, e, portanto, muito mais hidratação.
O produto só será eficiente se tiver um desses compostos químicos, porque só eles podem recuperar o cabelo e devolver suas propriedades naturais, sua maleabilidade e o toque suave que toda mulher adora sentir.
Mas nem só de produtos industrializados (que podem ser bem caros) precisam viver os cabelos saudáveis. Sabia que dá pra fazer receitinhas caseiras bem simples que ajudam a hidratar e deixar seus fios muito mais saudáveis? Sonia Corazza ensina como fazer e aplicar diferentes máscaras de hidratação com ingredientes fáceis de achar:

• A base para qualquer máscara de hidratação caseira deve levar iogurte natural (um copo para cada receita)

• Para cabelos ressecados, você deve adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva de primeira pressão (esse tipo de azeite pode ser encontrado em supermercados; a informação vem escrita na embalagem)

• Para cabelos tonalizados, a combinação ideal é misturar o iogurte com uma gema de ovo, que ajuda a manter o tom do cabelo

• Para cabelos sem vida, deve-se adicionar tutano de boi ao iogurte. Esse ingrediente contém os aminoácidos essenciais para deixar o cabelo macio, flexível e resistente. Para preparar o tutano, basta cozinhar uma unidade de osso de boi na panela de pressão por 40 minutos e remover o conteúdo de dentro dele.
Uma colher deste óleo é suficiente para conferir naturalidade e aspecto saudável aos seus cabelos
A aplicação deve ser feita com os fios limpos, depois de serem lavados apenas com xampu – dispense o condicionador quando for passar a máscara. Aplique uma quantidade generosa e espalhe a mistura ao longo do comprimento do cabelo. Deixe a mistura agir por aproximadamente 10 minutos e enxágue com bastante água.
O ideal é fazer hidratação de uma a duas vezes por semana, dependendo do quão ressecados seus cabelos estão. Mas, depois dessas dicas, falta de dinheiro ou disposição não são mais desculpa para não tratar bem de seus cabelos!
*Os aminoácidos que colaboram para a hidratação dos cabelos são: alanina, arginina, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, treonina, tirosina, triptofano e valina. Procure esses ingredientes nos rótulos das máscaras de hidratação.
By Yahoo 

0 comentários:

Postar um comentário